9 TENDÊNCIAS PARA O SETOR ODONTOLÓGICO EM 2021

As pessoas estão cada vez mais atentas e preocupadas com a saúde de suas bocas. Se você é uma dessas pessoas, vale a pena acompanhar este artigo e conhecer as 9 tendências para o setor odontológico em 2021.

O brasileiro é conhecido internacionalmente pelos seus cuidados com a sua saúde bucal, no entanto, de uns anos para cá, a preocupação não apenas com a saúde dos dentes e bocas, mas também com a estética do sorriso do brasileiro, vem crescendo bastante.

Mas a demanda não é a única que vem crescendo. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, todo o mercado odontológico vem apresentando um crescimento considerável. Para se ter uma ideia, 1 de cada 5 cirurgiões-dentistas em todo o mundo está no Brasil.

E para que esses profissionais consigam ganhar cada vez mais pacientes, é preciso que apresentem constantemente novidades em técnicas, tratamentos e equipamentos.

Além da concorrência, a pandemia também trouxe novas condutas ao setor a fim de garantir mais segurança tanto para profissionais como pacientes.

Visando ajudar tanto os profissionais do setor, como as pessoas que buscam por esse tipo de serviço, preparamos um artigo com 9 tendências para o setor odontológico em 2021, tanto profissionais como sanitárias.

Acompanhe.

Conheça as 9 tendências para o setor odontológico em 2021

1. Maior cuidado com a saúde

O uso de máscaras sempre foi obrigatório na odontologia, no entanto, devido ao surto pandêmico em que o mundo se encontra causado pela covid-19, esse cuidado precisou ser reforçado.

Agora, o uso de máscaras N95 de alta qualidade é obrigatório. Além disso, a troca maior de equipamentos de proteção e a desinfecção de equipamentos utilizados na consulta, assim como do ar-condicionado, precisam receber uma maior atenção.

2. Consultas online

Ainda por causa da pandemia, assim como os planos de saúde estão fazendo consultas online, muitos profissionais de odontologia estão preferindo fazer uma primeira consulta, onde eles podem conhecer o paciente e realizar uma pré-anamnese, em ambiente online. 

Isso garante maior segurança, evitando que o paciente se exponha saindo na rua.

3. Prontuário digital

Essa tecnologia, que já está presente em muitos hospitais, aos poucos chega aos consultórios odontológicos trazendo mais dinamismo e otimizando os atendimentos. 

Além de tornar os atendimentos mais rápidos, o prontuário digital garante mais segurança e precisão nas informações.

4. Softwares especiais

A tecnologia está entrando na rotina dos consultórios odontológicos de diferentes maneiras e o software especializado é apenas uma delas.

Atualmente é possível encontrar ferramentas capazes de otimizar toda a rotina de um consultório.

Desde os prontuários digitais, até softwares odontológicos que lembram os pacientes de suas consultas através de mensagens SMS, mandam mensagens de felicitações em seus aniversários, e controlam estoque da clínica, fluxo de caixa e muito mais.

5. Realidade virtual

Em alguns casos, acalmar um paciente pode ser uma tarefa bem complicada, especialmente quando falamos de crianças. 

No entanto, muitos profissionais da área já estão fazendo o uso da realidade virtual para entreter seus pequenos (ou grandes) pacientes na hora de realizar o tratamento.

6. Impressão 3D

Outra tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no setor são as impressões 3D de resina para a produção de implantes, pontes, dentaduras, coroas e mais. 

Consultórios que contam com esse sistema para clínica não ficam dependentes de laboratórios especializados, o que torna todo o processo de produção dessas peças muito mais ágil e eficiente.

7. Sustentabilidade

Foi-se o tempo em que os profissionais dessa área se preocupavam apenas em oferecer os produtos e tratamentos mais caros disponíveis. 

Atualmente, os profissionais da área estão cada vez mais preocupados com o bem-estar, durabilidade e orçamento de seus pacientes.

Além disso, todo o setor vem praticando um consumo de produtos e energia mais consciente, visando não apenas a economia, mas também uma maior consciência.

Isso faz com que todo o tratamento odontológico acabe se tornando o mais sustentável possível.

8. Procedimentos estéticos – lentes de contato para os dentes

Além dos tratamentos, os procedimentos estéticos também estão virando tendência nesse mercado, atualmente, as lentes de contato para os dentes que já são muito populares entre os famosos, estão caindo no gosto da população em geral, e este procedimento tende a crescer no próximo ano.

9. Maior amplitude de cobertura em planos

Quanto maior a cobertura de procedimentos disponíveis em um plano odontológico junto a um consultório, maiores são as chances de mais pessoas terem acesso a tratamentos necessários e conseguirem um atendimento de qualidade.

Por isso, cada vez mais profissionais estão reavaliando seus serviços e ofertas junto às operadoras de saúde.

Estas são as principais 9 tendências para o setor odontológico em 2021, mas não se engane, pois existem muitas outras tendências que ajudarão a tornar esse setor mais eficiente e acessível.

Por isso, se você sonha em ter um sorriso saudável e bonito, mas ainda não tem um plano odontológico, vale a pena começar a pesquisar um.

Fonte: https://blog.idealodonto.com.br/convidados/tendencias-setor-odontologico-2021/

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =