O Novembro Azul é uma campanha que acontece todos os anos, com o propósito de conscientizar principalmente os homens quanto a necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.
Para aqueles que não tem muita informação sobre o assunto, este tipo é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.
É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No início, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
A única maneira de garantir a cura é através do diagnóstico precoce.
Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, precisam ir ao urologista para falar sobre o exame de toque retal, que permite a avaliação de alterações da glândula, como endurecimento, aparição de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
O tratamento irá depender de diversos aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em tumores de baixa agressividade, é possível fazer a vigilância ativa, onde se faz um monitoramento da evolução da doença, possibilitando intervenções se há a progressão da mesma.
Desenvolvimento NucleoCorr