O que é?

O Novembro Azul é uma campanha que acontece todos os anos, com o propósito de conscientizar principalmente os homens quanto a necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Para aqueles que não tem muita informação sobre o assunto, este tipo é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.

É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sintomas

No início, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas são:
• Dor óssea;
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Obesidade.
Anterior
Próximo

Prevenção

A única maneira de garantir a cura é através do diagnóstico precoce.
Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, precisam ir ao urologista para falar sobre o exame de toque retal, que permite a avaliação de alterações da glândula, como endurecimento, aparição de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Tratamento

O tratamento irá depender de diversos aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em tumores de baixa agressividade, é possível fazer a vigilância ativa, onde se faz um monitoramento da evolução da doença, possibilitando intervenções se há a progressão da mesma.

Como posso ajudar na conscientização?

Um dos maiores inimigos da conscientização é o preconceito. Ele faz com que
diversos homens tenham receio de buscar orientação médica por medo de julgamentos.

Para ajudar a salvar vidas, neste Novembro Azul, nós da Brazil Health
convidamos você a compartilhar esta campanha com o maior número de pessoas.

Use nossos materiais sem moderação, fazendo download aqui
abaixo. Vamos quebrar a barreira causada pelo preconceito!

Desenvolvimento NucleoCorr

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação, analisar o tráfego e garantir o funcionamento de suas páginas. Os cookies coletados não identificam o usuário e estão em conformidade com os principais regulamentos brasileiros, tais como Lei de Geral de Proteção de Dados - LGPD - e Marco Cível da Internet.